A campanha da Organização das Nações Unidas(ONU) #HeForShe foi lançada em Nova York, um dos maiores movimentos de solidariedade do século XXI.
Emma Watson, atual Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, juntamente com o secretário-geral Ban Ki-moonum abriram evento convidando a todos a lutar pela igualdade de gêneros.
Mesmo com a voz trêmula, ela consegue fazer um discurso forte e com uma mensagem clara.
A campanha visa chamar a atenção de homens e meninos para se tornarem defensores contra as desigualdades enfrentadas pelas mulheres e meninas em todo o mundo.
Discurso de Emma Watson na ONU traz mensagem forte e clara
Em seu discurso, a atriz falou apaixonadamente sobre os equívocos em torno do feminismo.
“Eu decidi que eu era uma feminista. Isto parecia simples para mim. Mas minha pesquisa recente mostrou-me que o feminismo se tornou uma palavra impopular. As mulheres estão optando por não se identificarem como feministas. Aparentemente, eu estou no meio de uma das mulheres cujas expressões são vistos como muito forte, muito agressiva, isolamento e anti-homens, pouco atraente, mesmo”, disse ela.
“Por que a palavra pode se tornar algo tão desconfortável?” Perguntou Watson. “Eu acho que é justo que eu receba o mesmo que os meus colegas do sexo masculino. Acho que é justo que eu tome decisões sobre o meu próprio corpo. Acho que é justo que as mulheres se envolvam em meu nome nas políticas e decisões que afetarão minha vida. Eu acho justo que socialmente, eu tenha do mesmo respeito que os homens.”
A campanha #HeForShe visa obter 100.000 homens para firmar o compromisso de acabar com a desigualdade de gênero.
“Aos homens, eu gostaria de ter esta oportunidade para estender o convite formal. Igualdade de gênero também é o problema de vocês”, disse Watson.
Ela continuou: “Porque até hoje eu tenho visto o papel do meu pai ser desvalorizado na sociedade. Eu vi homens jovens sofrendo de doenças mentais, incapazes de pedir ajuda por medo de que isso os tornasse menos homens… Eu vi homens se tornarem frágeis e inseguros devido a uma definição distorcida do que constitui o sucesso masculino. Homens também não possuem o benefício da igualdade. Nós não falamos com frequência sobre homens estarem aprisionados pelos estereótipos de gênero, mas eu posso ver que eles estão.”
A associação de Emma Watson com os filmes “Harry Potter” vai sempre acompanhá-la, e ela reconheceu que aqueles que a conhecem apenas dos filmes podem não levá-la tão a sério.
“Você pode pensar: Quem é essa menina de Harry Potter? O que ela está fazendo discursando na ONU? Venho me perguntando a mesma coisa”, disse ela.
“Tudo o que sei é que eu me preocupo com esse problema e eu quero melhorá-lo. E tendo visto o que eu vi e sendo apresentada a essa oportunidade, sinto que é minha responsabilidade dizer algo. O estadista Edmund Burke disse: Tudo que é preciso para que as forças do mal triunfem é que bons homens e mulheres não façam nada.”
Nós do Lições de Fé apoiamos essa campanha.
Afinal, o amor de Deus é extensivo a todos, independente de sexo, cor ou idade. Ele nos ama de maneira incondicional e nos ensina a fazer o mesmo, amar e respeitar a todos!
Você pode assistir a todo o discurso de Watson abaixo.